quinta-feira, 25 de junho de 2009

"MARIMBONDOS NO FOGO"

Lula - o apicultor
"Véi, pede pra cagar e sai!"
Senadores querem afastamento de José Sarney após novas denúncias

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
Da Folha Online, em Brasília (trecho da matéria)

A denúncia de que um neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), intermediava empréstimos consignados entre instituições bancárias e servidores da Casa fez ganhar força entre os parlamentares o pedido de afastamento temporário do peemedebista. Senadores prometem voltar a pedir publicamente nesta quinta-feira que Sarney deixe o cargo até a conclusão das investigações sobre a edição de atos secretos e desvios de recursos na instituição.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) promete subir hoje à tribuna do Senado novamente para recomendar que Sarney deixe a presidência. O peemedebista já disse que o colega deve deixar o cargo temporariamente, mas teme que o agravamento das denúncias aumente o desgaste sobre a instituição.

Simon disse à Folha Online que as denúncias contra Sarney têm causado prejuízos à imagem da instituição. "Ele tem que sair, ele está esgotando toda a nossa paciência. É preciso que ele se afaste porque, senão, cada dia é um problema novo não só para ele, mas para toda a Casa. O Senado não suporta mais esse denuncismo", afirmou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Sarney tem que se afastar para evitar que influencie nas investigações da Casa. "A situação do presidente Sarney é cada vez mais delicada, por isso mantenho o meu posicionamento de que ele deveria se licenciar. Não podemos julgá-lo pelo que dizem os jornais, mas também não podemos permitir que ele presida seu próprio julgamento. O ideal é que ele se afaste até que não existam mais dúvidas sobre as denúncias".

O PSOL articula ingressar nesta quinta-feira com representação contra Sarney por quebra de decoro parlamentar na Mesa Diretora do Senado. O partido quer que o presidente da Casa responda pelas denúncias de suposto conhecimento da edição de atos secretos no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário